tag:blogger.com,1999:blog-2708508899180110062.post2099414094852304272..comments2015-03-14T17:03:21.599-07:00Comments on Paradoxilia: FERNANDO PESSOAPhronesishttp://www.blogger.com/profile/01309245668249740545noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-2708508899180110062.post-46207664283292276372008-03-26T18:44:00.000-07:002008-03-26T18:44:00.000-07:00Miguel, desculpa só agora reagir à tua resposta (d...Miguel, <BR/>desculpa só agora reagir à tua resposta (depois de te ter pedido urgência), mas, como já tínhamos trocado umas breves impressões oralmente, não senti como tão imperiosa a prontidão para responder (erradamente, de qualquer modo). A mensagem implícita que parecia insinuar-se no teu comentário anterior, posso agora dizer-te, era qualquer coisa como: "aos que dominadoramente se comprazemStoahttps://www.blogger.com/profile/13422110561747916378noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2708508899180110062.post-19390986321994182042008-03-10T05:33:00.000-07:002008-03-10T05:33:00.000-07:00Paulo,a minha posição não se encontra condensada n...Paulo,<BR/><BR/>a minha posição não se encontra condensada nos trechos referidos. A urgência do esclarecimento e a prestação de uma atenção hospitaleira são devidas a todos aqueles que fazem do pensar a esgrima do sentido. Aí me encontro, aí te encontro, aí se encontram todos os que partilham «os caminhos do bosque».<BR/>Nesse sentido, devemos aceitar que o equívoco e o obscuro não são mais que oStoahttps://www.blogger.com/profile/13422110561747916378noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2708508899180110062.post-24070149722204470112008-03-02T16:08:00.000-08:002008-03-02T16:08:00.000-08:00Miguel,suspeito que a tua posição se encontra cond...Miguel,<BR/>suspeito que a tua posição se encontra condensada nestes trechos: "A solidez de uma opinião dominante assente em paradoxos semânticos deve ser capaz de conviver com a intervenção episódica e evocativa dos paradoxos existenciais"; e "O objectivo foi o de conduzir o pensamento a uma contradição num outro sentido". Podes explicá-los, por favor? Não entendi o sentido do segundo trecho; noStoahttps://www.blogger.com/profile/13422110561747916378noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2708508899180110062.post-47648360271214171482008-02-29T16:47:00.000-08:002008-02-29T16:47:00.000-08:00Bom, já agora deixo o meu mail:vascorodrigues@netc...Bom, já agora deixo o meu mail:<BR/>vascorodrigues@netcabo.pt<BR/>Sintam-se à vontade para me escreverem.<BR/>Obrigado,<BR/>Vasco RodriguesAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2708508899180110062.post-10207222271146574882008-02-27T16:08:00.000-08:002008-02-27T16:08:00.000-08:00Boa noite.Quero começar este meu comentário com um...Boa noite.<BR/>Quero começar este meu comentário com uma palavra de apreço para os autores do blog e respectivos participantes, iniciativas destas são sempre de saudar. <BR/>Miguel, obrigado pela consideração. Depois deste prólogo que achei por bem escrever, acrescento ao trecho 317 do Livro do Desassossego um poema de Àlvaro de Campos, por mim considerado como paradigmático da teoria do absurdo Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2708508899180110062.post-85968469504494547322008-02-26T17:54:00.000-08:002008-02-26T17:54:00.000-08:00...na passagem dos dias teimo em perder-me no cami......na passagem dos dias teimo em perder-me no caminho. A demora da resposta habita no labirinto do tempo.A selecção dos trechos pessoanos foi realizada, deliberadamente, para 'estabilizar' a ideia do «paradoxo» enquanto juízo que contrasta com a opinião dominante, quantas vezes filha do hábito, do preconceito, da necessidade ou da ignorância. A solidez de uma opinião dominante assente em Stoahttps://www.blogger.com/profile/13422110561747916378noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2708508899180110062.post-77850107333859698072008-02-20T04:51:00.000-08:002008-02-20T04:51:00.000-08:00Caro Renato,obrigado pela opinião encorajadora.Se ...Caro Renato,<BR/>obrigado pela opinião encorajadora.<BR/><BR/>Se conheceres algum paradoxo semântico que tenhamos ignorado, diz-nos, se quiseres, para o incluirmos aqui. Se quiseres deixar uma ligação (um site, um blog em que estejas envolvido), teremos gosto em visitá-lo.<BR/><BR/>Volta sempre.<BR/>Abraço.<BR/><BR/>Paulo LopesStoahttps://www.blogger.com/profile/13422110561747916378noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2708508899180110062.post-53008005917418166542008-02-14T15:17:00.000-08:002008-02-14T15:17:00.000-08:00tambem tive a minha experiencia de criar blogues p...tambem tive a minha experiencia de criar blogues para os meus alunos do secundário.<BR/>o vosso esta muito bom.<BR/><BR/>abraço colegasRenato Martinshttps://www.blogger.com/profile/15240389084756263273noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2708508899180110062.post-23375140677149205302008-02-04T15:28:00.000-08:002008-02-04T15:28:00.000-08:00A ligação aos paradoxos semânticos da maioria dos ...A ligação aos paradoxos semânticos da maioria dos trechos (12, 297, 313, 317) é (deliberadamente, para 'desestabilizar as hostes'?)episódica e evocativa, não é? Mas o 296 não: este tem uma tese (antropológica, aparentemente). É muito provável que Fernando Pessoa se revisse naquela observação lapidar (afinal, os seus textos lidam muito com antíteses e absurdos, e só um mentiroso ou cínico poderia Stoahttps://www.blogger.com/profile/13422110561747916378noreply@blogger.com